21. 2135-2302   |   99027-5477   |   

 

WhatsApp começa a rivalizar com o Facebook como fonte de informação no Brasil, diz estudo

 

Redes sociais perdem espaço, enquanto aplicativos de mensagem crescem, mostra estudo da Reuters Institute e Universidade de Oxford.  

As redes sociais estão perdendo espaço como fonte de notícia, enquanto os aplicativos de mensagens instantâneas avançam. No Brasil, essa tendência faz com que o WhatsApp comece a rivalizar com o Facebok como fonte de informação dos internautas.

Entre as explicações para o fenômeno está a ultrapassagem dos smartphones sobre os computadores como dispositivo mais usado por internautas para ler notícias pela primeira vez em 2017.

Essas conclusões fazem parte de um estudo produzido por uma parceria entre Reuters Institute e Universidade de Oxford, que ouviu mais de 70 mil consumidores de notícia online de 36 países.

grafico 1

No Brasil, o uso de redes sociais para encontrar notícias atinge 66% dos leitores online em 2017, o que sinaliza um recuo de seis pontos percentuais em relação a 2016. Nesse segmento, o Facebook é o expoente, tanto que 57% dos entrevistas o usam para esse propósito. Só que esse índice é 12 pontos percentuais menor que o registrado no ano passado.

Para os pesquisadores, a queda na preferência pode ter relação com as mudanças realizadas pelo Facebook em sua forma de organizar as publicações. “Isso pode ser apenas um sinal de saturação do mercado ou estar relacionado com as alterações nos algoritmos feitas pelo Facebook em 2016, que priorizou a comunicação de amigos e familiares sobre o conteúdo profissional de notícias.”

Enquanto isso, o estudo indicou que os apps de bate-papo crescem como fonte de informação. Em todo o mundo, 23% dos consumidores de notícias dizem achar, compartilhar ou discutir notícias por meio desses programas. Entre os vários serviços, o que se destaca é o WhatsApp.

grafico 2

Em alguns locais, como o Brasil, esse movimento é mais forte, já que 46% dos entrevistados disseram consumir notícias por esse app –na Malásia, esse índice chega a 51%. Entre os brasileiros, o índice de leitores que tomam contato com uma informação pelo WhatsApp saltou sete pontos percentuais. Apesar de ter ampliado seu papel como difusor de notícias, o serviço ainda patina em grandes mercados, como o dos Estados Unidos, onde apenas 3% dizem ter acesso a notícias por ele.

De acordo com os pesquisadores, o crescimento no uso dos apps de mensagens para notícias ocorre principalmente na Ásia e na América Latina e são dois os fatores propulsores: privacidade, gratuidade e sigilo da conversa.

“Mensagens privadas e fechadas permitem que usuários compartilhem sem medo ou vergonha – compartilham significativamente mais fotos do que em redes abertas como o Facebook”, afirmam. “Muitos desses apps também oferecem criptografia, que é particularmente relevante para a comunicação em mercados onde pode ser perigoso compartilhar informações políticas sensíveis.” Para esses casos, citam Hong Kong e Turquia.

Fonte: www.g1.com.br

 

Sobre a Easy Design

Nós somos a agência de Design e marketing digital, com mais de 15 anos
de experiência e mais de 200 clientes atendidos.

Entre em Contato

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  21. 2135.2302
 21. 99027.5477

Últimas do Blog

11
Mar2014

5 dicas que vão ajudar...

O maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. Para aumentar a lucratividade de sua empresa, no...

11
Mar2014

Frete caro está entre as...

O cliente seleciona o produto, coloca na sacola, mas na hora de finalizar, desiste da compra.Frete caro...

14
Mar2014

3 coisas que todo empreendedor...

Todos os empresários bem sucedidos têm imaginação, visão e empreendedorismo. Mais importante, eles sabem a diferença entre...

01
Fev2017

Inovação é só para...

Para Mariane Abrucez, do Instituto de Pesquisa Venturus Inovação Tecnologia, inovar é algo coletivo e...

05
Jun2017

Quer posicionar bem a marca?...

Pesquisa encomendada pelo Google mostra que consumidores têm pouca paciência com experiências ruins em dispositivos móveis

12
Jun2017

Publicidade com contexto ajuda marcas...

Além da escolha do ambiente apropriado para as marcas, o formato e distribuição também influenciam o sucesso...

20
Jun2017

Instagram deixará mais claro quando...

Os influenciadores devem usar hashtags em postagens que digam #ad ou #sponsored, mas muitos usam etiquetas...

26
Jun2017

WhatsApp começa a rivalizar com...

Redes sociais perdem espaço, enquanto aplicativos de mensagem crescem, mostra estudo da Reuters Institute e Universidade...

02
Jul2017

Facebook irá dificultar a vida...

A rede social ganhou uma atualização que diminui o alcance de conteúdo sensacionalista e caça-clique no feed...

10
Jul2017

4 entre 10 brasileiros se...

Pesquisa da MindMiners mostra hábitos de compras dos brasileiros que usam smartphones e redes sociais

«
»